INÍCIO
Génese
A Dimatur iniciou a sua atividade em 1991 com o advento da utilização do corte assistido por computador na indústria da sinalização e comunicação publicitária, tendo disponibilizado desde o 1º momento da sua formação, um catálogo de películas autoadesivas de vinil de corte, suportes rígidos e flexíveis, de reconhecida qualidade e variedade de gamas, para diferentes utilizações profissionais.
Parcerias Internacionais
Fruto de uma estratégia e objetivos bem definidos de alargamento constante do catálogo de oferta de produtos e serviços, em paralelo com o desenvolvimento da indústria de comunicação visual e publicidade entre outras indústrias, de forma continuada realizou uma serie de investimentos em atividades de prospeção de novos produtos, junto dos melhores fornecedores e produtores internacionais, com quem estabeleceu parcerias e acordos de colaboração industrial e comercial.
Plataforma Logística
Durante os primeiros anos de existência, foram lançadas as condições de base para o desenvolvimento da força de vendas comercial e plataforma logística, com a construção dos edifícios sede e naves logísticas de stockagem e expedição de produtos para todo o território nacional e mercados externos.
Durante a década de 90 a Dimatur assume-se como um dos principais fornecedores de consumíveis e equipamentos para a indústria de comunicação, sinalética e publicidade.
Desenvolvimento da Indústria
Participou ativamente no desenvolvimento em Portugal de novas formas de comunicação e publicitação de produtos, marcas e mensagens publicitárias utilizando novas tecnologias de produção, novos suportes e acessórios.
Desenvolveu processos de força de vendas e logistica inovadores com o objetivo de colocar os seus produtos nos clientes no momento e local exatos conforme as suas necessidades, o que lhe permitiu ser reconhecida nos mercados onde opera com uma personalidade comercial eficaz e profissional.
CRONOLOGIA
Criação do departamento técnico. Inicialmente tinha a missão de estudar e desenvolver a compatibilidade dos diferentes consumíveis, e os diversos equipamentos existentes no mercado, contudo muito rapidamente evoluiu para se tornar num apoio fundamental, à comercialização e manutenção de equipamentos de corte, posteriormente (1998) também equipamentos de impressão dgital. Daí em diante tem vindo a adquirir vastos conhecimentos, permitindo-nos oferecer um serviço ímpar na instalação de muitos outros equipamentos relacionados com as mesmas indústrias, tais como fresadoras CNC e gravadoras laser, laminadoras, prensas térmicas entre muitos outros.
Abertura da delegação de Faro, para apoio comercial e logístico aos clientes localizados no sul do país.
Criação do departamento de desenvolvimento, cujo objectivo é ainda actual, ou seja, criação de ferramentas de apoio à actividade dos diferentes sectores dentro do grupo de empresas e pesquisa de novos produtos e/ou negócios.
Da sua vontade de inovação surgiu um SW próprio de automatização de vendas SFA - Sales Force Automation, e um SW de logístico único para a indústria de retalho de consumíveis e suportes de publicidade.
Completa-se o complexo logístico junto à sede em Turquel equipado com a mais moderna tecnologia de conservação de stocks em ambiente controlado de temperatura e humidade, essenciais para os exigentes padrões de qualidade no armazenamento de consumíveis para a impressão digital, corte assistido por computador, suportes rígidos, entre outros, a par da adopção de modernos sistemas de controlo de operações de distribuição.
Criação do departamento interno de Marketing, até então subcontratado através de prestadores de serviços externos. Participação em diversos eventos de exposição, para uma maior promoção da já extensa oferta de produtos e serviços a cliente.
Abertura da delegação do Funchal, para apoio comercial e logístico aos clientes localizados na zona autónoma da Madeira.
Inauguração de novas instalações em Faro. Dado o crescimento de negócio gerado nesta região, houve necessidade da criação de um novo espaço, com melhores condições para continuar a prestação de serviços de proximidade e excelência a todos os clientes do sul do país e Alentejo.
Abertura da plataforma Web de clientes que integra um novo canal self-service de vendas e comunicação com clientes através da internet.
Apresentação da actividade Ludimusic. A crise económica e a forte concorrência por parte de grandes empresas europeias de venda ONLINE, provocaram também em Portugal uma degradação geral das condições financeiras e da competitividade das maiores empresas de distribuição e retalho da indústria de venda de instrumentos musicais. Estando nalgumas das suas actividades, já em contacto com este universo, surgiu a oportunidade de abraçar esta área de negócio, munindo-se dos melhores profissionais, aproveitando a componente logística e administrativa já existente, muito rapidamente alcançou êxito e lugar de destaque no mundo da música.
25 Anos de actividade!!! Apresentação da nova imagem, reflexo da maturidade e inovação alcançadas.
O grupo Dimatur possui já uma enorme área logística junto à sua sede, filiais no norte do país (Porto - loja ludimusic), centro (Leiria - loja ludimusic), sul (Faro - complexo Dimatur) e na Madeira (Funchal - complexo Dimatur). A sua maturidade foi sendo alicerçada com base em instalações próprias e com diversas valências quer em termos de serviços quer em tipologias de negócio.
Inauguração de novas instalações no Funchal. Para uma maior e melhor resposta ao mercado local, disponibilizamos uma enorme área, com maior capacidade de armazenamento e com a possibilidade de utilização de diferentes equipamentos logísticos até então impossíveis de operar, quer pela falta de espaço quer pela orografia características da região, além disso passámos a dispor de vários espaços para exposição dos diferentes negócios.
Implementação de novo portal WEB de clientes, com novas funcionalidades e adaptado à nova realidade de utilização a partir de dispositivos móveis (tablets e smartphones).